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  1. Integrações

Google Shopping (Merchant Center)

PreviousSuporteNextTotalExpress

Last updated 3 years ago

Antes de começar a utilizar é necessário solicitar a ativação do módulo em sua Loja, para isto, nos envie um chamado em pedindo a ativação do módulo "Exportar Produtos"

Configurando Loja

O Google requer que os produtos tenham alguns campos especiais preenchidos, para isto, antes de começarmos, iremos ativar estes campos

Clique em "Sistema -> Configurações Gerais", na janela aberta clique em "Controle":

No espaço "Produtos - GTIN" marque "Sim" no campo "Ativar?":

Volte ao topo da janela e clique em "Módulos":

No espaço "Google" marque "Sim" no campo "Buscar de Departamento?":

Clique em "Salvar" no final da Janela:

Configurando os Departamentos

O Google possui seus próprios departamentos, com isto, precisamos mapear os departamentos da loja com um dos departamentos da Google.

Para isto, clique em "Produtos -> Departamentos" e clique em um dos departamentos.

No campo "Departamento / Google" busque por um departamento similar na Google, exemplo:

Após selecionar um dos departamentos da google clique em "Salvar" no final da janela:

Observe que na listagem de departamentos, os departamentos que ainda não estiverem mapeados estarão com o texto "Pendente" na coluna Google:

É necessário que todos os departamentos da loja sejam mapeados com um departamento da google.

Configurando os Produtos

O google requer que os produtos tenham um GTIN preenchido, para isto clique em "Produtos -> Listagem de Produtos -> Clique em um dos produtos -> Editar":

Na edição do produto, preenche o GTIN do produto;

Não sabe qual o GTIN do produto? Existem alguns sites que podem lhe ajudar a descobrir:

Criando Feed

A comunicação com o Google é feita através de um Feed, que seria um arquivo contendo todos os produtos da loja.

Para isto, clique em "WebService -> Exportar Produtos".

Nesta janela você pode criar vários feeds diferentes, Exemplo "Um feed apenas com vestidos, um feed com todos os produtos da loja".

Clique em "Cadastrar"

No cadastro do feed preencha os campos abaixo:

  • Nome: Produtos (Você pode inserir qualquer nome, para identificar seu Feed)

  • Modelo: Google Shopping (Categorias Google e Identificador)

No final da janela clique em "Cadastrar"

Neste momento seu feed já esta criado porem ainda esta vazio, sem produtos, para inserir os produtos no feed é necessário seguir a próxima etapa.

Atualizando Produtos no Feed

Logo após o cadastro do feed e necessário atualizar os produtos dentro do feed.

Para isto, clique em "WebService -> Exportar Produtos".

Na listagem de feed, clique em "Gerar" no feed recém criado:

Na janela aberta, clique em "Iniciar" e aguarde o comando finalizar:

Após o comando finalizar, será exibido o texto "Finalizado!":

Copie o link do seu feed (exibido na linha cinza desta janela), iremos utilizar ele nas próximas etapas:

Configurando o Feed no Google Shopping

Acesse o painel do Google Merchant Center pelo link abaixo:

Clique em "Produtos -> Feeds":

Clique em "+":

Selecione "Português" no campo "Idioma" e clique em "Contiuar":

No campo "Nome do Feed Principal" preencha com "Produtos" e no tipo de feed selecione "Busca Programada" e clique em "Continuar":

Agora precisamos preencher alguns campos e após isto clicar em "Criar Feed":

  • Nome do Arquivo: Preencha com "Produtos"

  • Frequência da busca: Selecione "Diariamente"

  • Hora da Busca: Selecione "01:00"

  • Fuso Horário: Selecione "GMT-03:00"

  • Url do Arquivo: Preencha com a Url gerada no começo deste tutorial

Após a criação do feed o mesmo será exibido na listagem de feeds:

Clique no feed recém criado.

Clique em "Buscar Agora" para fazer a primeira busca de produtos:

Após isto será exibido o alerta "O upload deste feed ainda está em processamento" até o feed ser completamente buscado pela Google.

Após ser completado será exibido o alerta "Concluído":

Neste momento o google ira começar a validar os produtos, para verificar se eles são válidos.

Este processo pode demorar vários dias.

Após o google aprovar os produtos, será exibido um ícone "verde" em cada produto aprovado:

Validando sua Loja

Em algumas situações, o Google pede para confirmar que você tem propriedade sobre o site.

Quando isto ocorre, é exibido o aviso abaixo:

Neste aviso, clique em "Corrigir":

Observe que é exibido o "Endereço do seu Site" e logo abaixo "Não Verificado/Não reivindicado":

Caso o "Endereço do seu site" esteja incorreto, preencha com a url completa de seu site, Exemplo:

https://www.sualoja.com.br/

E após clique em "Continuar":

Agora precisamos validar o endereço do site, para isto, clique em "Adicionar uma tag HTML":

Logo abaixo será exibido uma tag:

Nesta tag, copie apenas o que estiver entro da aspas de "Content", neste exemplo este texto é:

FBsxySjUtgC7phSMvO

Volte ao painel da Loja, e clique em "Módulos -> Meta Tags":

No campo "Nome" preencha com "google-site-verification"

No campo "Valor" preencha com a tag que copiamos do painel da Google, neste exemplo é "FBsxySjUtgC7phSMvO"

Deve ficar semelhante a imagem abaixo:

Clique em "Salvar":

Agora volte ao painel da Google e clique em "Verificar o Site":

Observe que agora, em "Verificado" esta sendo exibido um ícone verde indicando que foi verificado com sucesso:

Para concluir, clique em "Reinvindicar Site":

Ao ser finalizado, será exibido um ícone verde em Verificado e Reivindicado confirmando que a validação foi completada:

Clique em , após isto, será aberto uma linha para inserirmos a nova tag:

https://portaldocliente.web4business.com.br/
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