Toplojas
  • Toplojas
  • Geral
    • Editar Páginas de Texto Livre
    • Alterando a Logo
    • Configurando Endereço da Loja
    • Enviando Arquivos
    • Ativando a aceitação de Política de Privacidade
    • Limpeza de Cache
    • Inserindo Textos Externos
    • Comprimindo Imagem
  • Formas de Pagamento
    • Configurando Formas de Pagamento
      • MercadoPago
      • PagSeguro
      • PagarMe (Integração Padrão)
      • PagarMe (Integração App)
      • PagHiper
      • Pix Manual
      • Cielo
      • UseRede
      • GetNet
      • PicPay
    • Configurar Forma de Pagamento Padrão
    • Configurando Vencimento
  • Formas de Entrega
    • Configurando Formas de Entrega
      • Correios (Sem Contrato)
      • Correios (Com Contrato)
      • DLog
        • Configurando Integração
        • Enviando os Pedidos
      • MelhorEnvio
        • Configurando Integração
        • Enviando os Pedidos
      • Frenet
      • TotalExpress
      • JadLog
      • Rodonaves
      • Frete Barato
      • Retirada na Loja
      • Tabela Personalizada
  • Produtos
    • Cadastrando Produtos (Simplificado)
    • Cadastrando Produtos (Variações)
    • Editando Produtos
    • Deletando Produtos
    • Ativando/Desativando Produtos
    • Alterando Estoque de Produto
    • Gerenciando Produtos Exibidos na Capa da Loja
      • Vitrines
    • Configurando Produtos Sob Consulta
    • Combos
    • Desconto por Forma de Pagamento
    • Ordenação Personalizada de Produtos
  • Departamentos
    • Cadastrando Departamentos
    • Editando Departamentos
    • Ativando/Desativando Departamentos
    • Alterando a Ordem dos Departamentos
  • Pedidos
    • Reabrindo um Pedido
    • Recuperando Pedido Reaberto
    • Análise de Fraudes
      • FControl
      • ClearSale
    • Origens de Pedidos
  • Banners
    • Configurando Banners
      • Banners de Slide
      • Banners Normais
  • SEO
    • Configurando SEO da Loja
  • Integrações
    • Facebook
      • Conta Comercial
      • Validando Domínio
      • Pixel
      • Catálogo de Produto
      • Suporte
    • Google Shopping (Merchant Center)
    • TotalExpress
      • Testando Dados
      • Configurando Integração
      • Gerando Código de Rastreio e PLP
      • Enviando PLP
    • Google Analytics
    • Google GA4
    • Google Tag Manager
    • Hotjar
    • Tags Personalizadas
    • JivoChat
    • Integrazap
    • Google AdWords
      • Configurando Ponto de Conversão
    • Sigep
      • Testando Dados
      • Configurando Integração
      • Gerando Etiqueta / PLP
      • Enviando PLP e Imprimindo Etiquetas
    • Correios Pré-Postagem Nacional (PPN)
      • Configurando Integração
      • Gerando Etiquetas
      • Confirmando Pacote
      • Imprimindo Etiquetas
      • Imprimindo Aviso de Recebimento
      • Imprimindo Declaração de Conteúdo
      • Cancelando Pacote
      • Perguntas Frequentes
  • Marketplaces
    • MercadoLivre
      • Configurando Integração
      • Departamentos
      • Produtos
      • Pedidos
      • Cuidados com o Anúncio
      • Qualidade do Anúncio
      • Problemas Comuns na Sincronia
    • OList
      • Integração
      • Produtos
      • Pedidos
    • ViaVarejo
      • Integração
      • Departamentos
      • Produtos
      • Pedidos
      • Status "VALIDO" em Produtos
    • SkuHub / B2W
      • Cuidados com o Anúncio
    • Integracommerce / MagazineLuiza
      • Cuidados com o Anúncio
  • DNS
    • Alterando DNS
      • Alterando DNS na Registro.br
  • E-mails
    • Acessando os E-mails
    • Acessando os E-mails via Internet (Webmail)
    • Acessando os E-mails via Programas/Celular
  • API
  • Video Aulas
    • O que é um Resultado Orgânico?
    • Facebook e Google Ads
    • Facebook Ads
    • Pixel - Facebook e Instagram
    • Sacolinha do instagram
Powered by GitBook
On this page
  • Configurações
  • Páginas
  • Módulos
  • Entendo campos da Edição de SEO
  • Título
  • Palavras Chave
  • Descrição
  • Link Personalizado
  • Problemas Comuns
  • É recomendado o Uso de SSL
  • O TÍTULO deve ter no mínimo 20 caracteres
  • A Descrição deve ter no mínimo 20 caracteres
  • O LINK deve ter no mínimo 20 caracteres
  • O TÍTULO deve ter no máximo 65 caracteres
  • A Descrição deve ter no máximo 153 caracteres
  • O LINK deve ter no máximo 65caracteres
  • É recomendável que o título tenha as palavras alvo de sua loja (Não foi localizado a palavra "[PALAVRA ALVO]")
  • É recomendável que a descrição tenha as palavras alvo de sua loja (Não foi localizado a palavra "[PALAVRA ALVO]")
  • Não é recomendável que o TÍTULO tenha todos os caracteres em maiúsculo
  • Não é recomendável que a DESCRIÇÃO tenha todos os caracteres em maiúsculo
  • É recomendável que a descrição tenha as palavras chave (Não foi localizado a palavra '"[TAG]")
  • É recomendável que a descrição tenha, em seu contexto, o título
  • Não preencha LINKs no campo de TÍTULO
  • Não preencha LINKs no campo de DESCRIÇÃO
  • Não preencha LINKs no campo de LINK PERSONALIZADO
  • Perguntas Frequentes
  • Atualizei o SEO mas ainda não aparece atualizado nos buscadores e nos compartilhamentos
  • As alterações no SEO também afetam como os links são exibidos ao serem compartilhados em redes socias?
  1. SEO

Configurando SEO da Loja

PreviousBanners NormaisNextFacebook

Last updated 3 years ago

A configuração de SEO é muito importante para todas as lojas, é através destas configurações que iremos configurar como o site será exibido nos buscadores.

O gerenciamento do SEO é feito de forma centralizada em "Módulos -> SEO", onde temos três grupos de controle:

Onde temos o controle de:

  • Módulos: Permitindo edita o SEO de cada registro criado (Exemplo: SEO dos Produtos)

  • Páginas: Gerencia o SEO de páginas gerais (Sendo a principal, a "Capa")

  • Config: Para aplicar configurações no SEO geral do site

Configurações

Clique em "Config -> Configurações":

Nesta janela, iremos configurar uma "Palavra Chave" que é o FOCO do site.

Por exemplo:

Temos uma loja de roupas para crianças, podemos definir nossa palavra chave ALVO para "roupas para crianças".

Esta configuração, ira ser verificada nas outras páginas, para que sempre seja adicionada no SEO das páginas.

Você pode inserir várias expressões separadas por vírgula

Utilize tags alvo apenas quando sua loja possui um foco de venda bem definido

Páginas

Na seção "Páginas" iremos configurar o SEO de páginas gerais, sendo a PRINCIPAL a CAPA da loja.

Clique em "Páginas -> Gerenciar SEO da Capa":

Observe que são exibidos sempre três campos, sendo:

  • Título

  • Descrição

  • Palavras Chave

Ao preencher o SEO, o sistema ira exibir automaticamente uma previa (De como seria exibido nos buscadores) e recomendações:

Módulos

Na seção "Módulos" podemos gerenciar o SEO de cada registro criado, para exemplo, iremos editar o SEO dos produtos.

Clique em "Módulos -> Gerenciar SEO dos Produtos":

Nesta página, será exibido todos os produtos da loja, e no lado direito, será exibido como esta sendo exibido nos buscadores e recomendações:

Podes editar o SEO de cada produto clicando em "Customizar SEO":

Será aberto uma janela para editar o SEO do produto clicado:

Entendo campos da Edição de SEO

Ao editar o SEO, temos alguns campos, sendo eles:

  • Título

  • Descrição

  • Palavras Chave

  • Link Personalizado

Para este exemplo, estamos levando em consideração a edição do SEO de produtos.

Porem, as mesmas especificações se aplicam a todos os módulos do sistema (Exemplo: Departamentos, Marcas)

Título

Através do campo "Título" você pode inserir um título personalizado para a página do produto.

Exemplo:

Este título também afeta como os buscadores exibem seu Produto:

Caso não seja preenchido um título, o sistema automaticamente ira utilizar o NOME do produto

Palavras Chave

As Palavras Chave, ou "Tags", são expressões que fazem referencia ao produto, Exemplo:

  • Notebook Dell

  • Notebook 16 gb

  • Notebook I7

Estas Tags precisam ser separadas por vírgula, e é recomendado que a Descrição contenha estas palavras.

Exemplo considerando as Palavras acima:

Notebook Dell com 16Gb e processador I7 de última geração

Descrição

Este campo permite customizar a Descrição que será utilizada, este campo é exibido nos Buscadores.

Exemplo:

Caso não seja preenchido, o sistema ira utilizar a descrição do produto.

Não recomendável já que a descrição de um produto é muito grande, e os buscadores exibem apenas um pedaço do texto.

Link Personalizado

Todos os produtos possuem um link na loja, que é formato por:

  • Departamento / Nome do Produto

Exemplo:

Porem, em produtos com nomes grandes, este link pode ficar muito grande, sendo recomendável simplificar ele.

Para isto, preencha o nome desejado no campo "Link Personalizado", Exemplo:

Ao ser utilizado um "Link Personalizado", o sistema não ira exibir o "Departamento" no link, ira exibir apenas o Link Personalizado

Problemas Comuns

Enquanto o SEO é preenchido o sistema exibe situações que precisam ser resolvidas para que os buscadores localizem corretamente o produto

É recomendado o Uso de SSL

Lojas com SSL são melhor posicionadas pelos buscadores.

Para receber um orçamento de implantação de SSL, encaminhe em nossa central:

O TÍTULO deve ter no mínimo 20 caracteres

A Descrição deve ter no mínimo 20 caracteres

O LINK deve ter no mínimo 20 caracteres

Em todos os campos existe uma quantidade mínima de caracteres, é recomendável que sempre sejam seguidas

O TÍTULO deve ter no máximo 65 caracteres

A Descrição deve ter no máximo 153 caracteres

O LINK deve ter no máximo 65caracteres

Em todos os campos existem quantidades máximas de caracteres, quando são preenchidos textos muitos longos, os buscadores ocultam parte do texto.

Exemplo:

É recomendável que o título tenha as palavras alvo de sua loja (Não foi localizado a palavra "[PALAVRA ALVO]")

É recomendável que a descrição tenha as palavras alvo de sua loja (Não foi localizado a palavra "[PALAVRA ALVO]")

Quando a loja possui tags ALVO configuradas, é recomendável que estas sejam utilizadas no máximo de lugares possíveis.

Exemplo:

Temos na loja a expressão "Notebook Gamer" como a "Tag Alvo"

Temos um Notebook Dell para vender, podemos criar uma descrição similar a descrição abaixo:

Notebook Gamer Dell I7 com 32 Gb de memória RAM, ideal para os jogadores mais exigentes

Observe que nesta descrição, descrevo o produto e incluo a "Tag Alvo"

Não é obrigatório que a "Tag Alvo" esteja em todos produtos, apenas recomendável que esteja no máximo de locais

Não é recomendável que o TÍTULO tenha todos os caracteres em maiúsculo

Não é recomendável que a DESCRIÇÃO tenha todos os caracteres em maiúsculo

Em nenhum dos campos é recomendável o uso de todo conteúdo em maiúsculo

Exemplo de Título Ruim

NOTEBOOK DELL I7

Exemplo de Título Bom

Notebook Dell I7

É recomendável que a descrição tenha as palavras chave (Não foi localizado a palavra '"[TAG]")

Quando são inseridas palavras chaves no campo "Palavras Chave" estas são recomendáveis de estar no contexto da descrição.

Exemplo de Palavras Chave:

  • Notebook Dell

  • Notebook I7

  • Notebook Gamer

  • Notebook 32 gb

Podemos criar uma descrição similar a descrição abaixo:

Notebook Dell Gamer I7 com 32 de memória ram

Observe que todas as palavras chave estão contidas dentro da Descrição

É recomendável que a descrição tenha, em seu contexto, o título

A descrição é um complemento do título, com isto, é recomendável que a descrição tenha em seu contexto o título

Exemplo de Título:

Notebook Dell

Exemplo de Descrição:

Notebook Dell Gamer I7 com 32 de memória ram

Observe que dentro da descrição esta contido o Título do produto.

Não preencha LINKs no campo de TÍTULO

Não preencha LINKs no campo de DESCRIÇÃO

Não preencha LINKs no campo de LINK PERSONALIZADO

Nos campos de customização do SEO, NÂO preencha links, o sistema cria os links de forma automática.

Exemplo Incorreto:

Exemplo Correto:

Perguntas Frequentes

Atualizei o SEO mas ainda não aparece atualizado nos buscadores e nos compartilhamentos

Após alterar as informações de SEO pode levar alguns dias ou semanas até os buscadores atualizarem a informação.

Este tempo ocorre porque cada buscadores salva uma cópia dos textos do site.

As alterações no SEO também afetam como os links são exibidos ao serem compartilhados em redes socias?

Sim, afeta como é exibido em todas redes, Facebook/Whatsapp/Skype:

https://portaldocliente.web4business.com.br/portaldocliente.web4business.com.br