Produtos

Considerações Iniciais

A Olist possui algumas regras que precisam ser seguidas para que a integração tenha sucesso

  1. Todo produto precisa possuir um EAN cadastrado, este EAN precisa ser ÚNICO entre os produtos e variações (Ou seja, não pode existir dois produtos com o mesmo EAN e nem duas variações com o mesmo EAN)

O cadastro é feito em (Para produtos com variação):

  1. O produto deve possuir dimensões e peso cadastrados e deve ter um dimensões mínimas:

Comprimento: 15 cm

Largura: 11 cm

Altura: 2 cm

  1. O produto deve possuir uma Marca

  2. O produto deve possuir ao menos uma foto

  3. O produto deve possuir descrição

  4. Caso seja utilizado “Preço Promocional” este NÃO pode ser menor que 50% do “Preço Normal”

Preparação

Antes de começar a sincronizar produtos é necessário selecionar quais departamentos serão sincronizados com a Olist, para isto siga as etapas abaixo:

  1. Clique em “Produtos -> Departamentos

  2. Clique em um departamento

  3. Clique em “Salvar Departamento” no final da janela

Enviando um produto para a OList

Após um produto ser cadastrado ele não é enviado automáticamente para a Olist, para isto, siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos

  2. Clique no produto que você deseja enviar para a Olist

    1. Neste caso, é necessário editar o produto, fazendo as respectivas correções, e voltar a sincronizar

Enviando todos os produtos, dos departamentos liberados, para a Olist

Este recurso permite que você sincronize todos os produtos que estão nos departamentos onde a integração foi ativada.

Para isto, siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Módulos -> Olist

Entendendo os Status dos Produtos

Após um produto ser enviado para a Olist ele entra no status “Moderação”, neste status a Olist verifica se o produto possui algum problema.

Você pode consultar o status de um produto em “Produtos -> Listagem de Produtos -> Clique em um Produto”, no final da página, na area “Olist” será exibido os detalhes da integração:

É importante observar que apenas produtos com status “created” e “rejectedpodem ser editados, em qualquer outra status apenas o Preço/Estoque podem ser editados.

Caso a Olist rejeite o produto, será indicado a causa da rejeição:

Quando o produto é rejeitado é necessário editar o produto e fazer as respectivas correções, ao fazer as correções e salvar o produto o sistema automaticamente ira reenviar o produto para a Olist que o colocara em “Moderação” novamente.

Depois da Olist aprovar o produto, este ira entrar no status “approved”:

Depois deste momento não é mais possível editar o produto, caso seja necessário uma nova edição, será necessário abrir um chamado na Olist solicitando a edição, através do Link:

https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests

Em alguns produtos será exibido o alerta abaixo:

Este alerta indica que a Olist já tinha este EAN cadastrado em sua base de dados e com isto os dados deste produto não poderão ser alterados (a olist ira preencher automaticamente), podendo ser alterado apenas:

- Preço

- Estoque

- Dimensões

- Peso

Caso você precise editar algum produto com este aviso, será necessário abrir um chamado na Olist através do link abaixo:

https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests

Editando produtos já enviados para a Olist

Caso você ja tenha enviado um produto para a Olist este pode ser sincronizado APENAS caso esteja nos status “created” ou “rejected”, qualquer outro status não pode ser editado.

Ao editar um produto neste status o sistema automáticamente envia as alterações para a olist, sem necessidade de nenhuma ação manual.

Sincronizando estoque de produtos

Quando uma alteração de estoque ocorre, o sistema automáticamente envia esta informação para a Olist dentro dos minutos seguintes a alteração.

Porem, você pode forçar um sincronia de estoque, para isto:

  1. Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos

  2. Clique em um produto já sincronizado com a Olist

Observações importantes:

  • Apenas produtos com status “approved” podem ter o estoque sincronizado

  • Quando um produto é aprovado pela Olist, o sistema automáticamente envia uma atualização de estoque inicial

Você pode também sincronizar o estoque de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:

  1. Clique em “Módulos -> Olist

  2. Clique em “Sincronizar Produtos / Estoque

  3. Clique em “Iniciar

Sincronizando preço de produtos

Quando uma alteração de preço ocorre, o sistema automáticamente envia esta informação para a Olist dentro dos minutos seguintes a alteração.

Porem, você pode forçar um sincronia de preço, para isto:

  1. Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos

  2. Clique em um produto já sincronizado com a Olist

Observações importantes:

  • Apenas produtos com status “approved” podem ter o preço sincronizado

  • Quando um produto é aprovado pela Olist, o sistema automáticamente envia uma atualização de preço inicial

  • Caso o produto tenha “Preço promocional”, este não pode ser menor que 50% do “Preço Normal” do produto

Você pode também sincronizar o preço de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:

  1. Clique em “Módulos -> Olist

  2. Clique em “Sincronizar Produtos / Preço

  3. Clique em “Iniciar

Variações

Para a integração cada variação é entendida como um “produto” que a Olist agrupa automáticamente.

Com isto, cada variação precisa possuir um EAN ÚNICO, não pode existir duas variações com o mesmo EAN na loja:

Quando um produto com variação é sincronizado, o sistema exibe cada variação separadamente, permitindo assim que cada variação seja tratada de forma individual:

Dúvidas Frequentes

  1. Como visualizar todos os produtos integrados com a Olist?

    1. Clique em “Modulos -> Olist

    2. Clique em “Consultar Produtos

  2. Como visualizo o produto na Olist?

    1. Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos

    2. Clique em um dos produtos

  3. Não tenho EAN dos meus produtos, o que fazer?

    1. A Olist requer um EAN para o produto, caso você não tenha, pode utilizar o GTIN (Preenhido no campo de EAN)

    2. Caso não tenha nem o EAN e nem o GTIN não será possivel integrar com a Olist

  4. Enviei meu produto para a Olist, quando tempo fica em moderação?

    1. Não existe um tempo exato, mas normalmente em até 3 dias a olist retorna uma aprovação ou rejeição

    2. Caso o produto tenha sido rejeitado, você fez a correção e o produto voltou para moderação, a nova análise ocorrre mais rapidmente, normalemente no mesmo dia

  5. Meu produto esta em moderação mas quero mudar uma informação, é possível?

    1. Não, apeans produtos nos status “created” e “rejected” podem ser editados

  6. Meu produto foi Rejeitado, o que fazer?

    1. Nos detalhes dos produtos, consulte a area “Olist” para identificar a causa da rejeição:

    1. Edite o produto fazendo as respectivas correções

    2. Aguarde a nova revisão da Olist

EAN, o que é?

Acesse o link abaixo para obter maiores detalhes sobre o EAN: https://blog.olist.com/ean-e-codigo-de-barras-o-que-e-e-como-utilizar-para-que-serve/

Ainda tem dúvidas?

A Olist possui varios artigos uteis sobre seu funcionamento:

https://blog.olist.com/conteudos/artigos/

Caso ainda tenha duvidas nos envie um chamado em:

http://projetos.web4business.com.br/

Você pode também abrir um chamado na Olist, através do link abaixo:

https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests

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