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A Olist possui algumas regras que precisam ser seguidas para que a integração tenha sucesso
Todo produto precisa possuir um EAN cadastrado, este EAN precisa ser ÚNICO entre os produtos e variações (Ou seja, não pode existir dois produtos com o mesmo EAN e nem duas variações com o mesmo EAN)
O cadastro é feito em (Para produtos sem variação):
O cadastro é feito em (Para produtos com variação):
O produto deve possuir dimensões e peso cadastrados e deve ter um dimensões mínimas:
Comprimento: 15 cm
Largura: 11 cm
Altura: 2 cm
O produto deve possuir uma Marca
O produto deve possuir ao menos uma foto
O produto deve possuir descrição
Caso seja utilizado “Preço Promocional” este NÃO pode ser menor que 50% do “Preço Normal”
Antes de começar a sincronizar produtos é necessário selecionar quais departamentos serão sincronizados com a Olist, para isto siga as etapas abaixo:
Clique em “Produtos -> Departamentos”
Clique em um departamento
Clique em “Salvar Departamento” no final da janela
Após um produto ser cadastrado ele não é enviado automáticamente para a Olist, para isto, siga os passos abaixo:
Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos”
Clique no produto que você deseja enviar para a Olist
Neste caso, é necessário editar o produto, fazendo as respectivas correções, e voltar a sincronizar
Este recurso permite que você sincronize todos os produtos que estão nos departamentos onde a integração foi ativada.
Para isto, siga os passos abaixo:
Clique em “Módulos -> Olist”
Após um produto ser enviado para a Olist ele entra no status “Moderação”, neste status a Olist verifica se o produto possui algum problema.
Você pode consultar o status de um produto em “Produtos -> Listagem de Produtos -> Clique em um Produto”, no final da página, na area “Olist” será exibido os detalhes da integração:
É importante observar que apenas produtos com status “created” e “rejected” podem ser editados, em qualquer outra status apenas o Preço/Estoque podem ser editados.
Caso a Olist rejeite o produto, será indicado a causa da rejeição:
Quando o produto é rejeitado é necessário editar o produto e fazer as respectivas correções, ao fazer as correções e salvar o produto o sistema automaticamente ira reenviar o produto para a Olist que o colocara em “Moderação” novamente.
Depois da Olist aprovar o produto, este ira entrar no status “approved”:
Depois deste momento não é mais possível editar o produto, caso seja necessário uma nova edição, será necessário abrir um chamado na Olist solicitando a edição, através do Link:
https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests
Em alguns produtos será exibido o alerta abaixo:
Este alerta indica que a Olist já tinha este EAN cadastrado em sua base de dados e com isto os dados deste produto não poderão ser alterados (a olist ira preencher automaticamente), podendo ser alterado apenas:
- Preço
- Estoque
- Dimensões
- Peso
Caso você precise editar algum produto com este aviso, será necessário abrir um chamado na Olist através do link abaixo:
https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests
Caso você ja tenha enviado um produto para a Olist este pode ser sincronizado APENAS caso esteja nos status “created” ou “rejected”, qualquer outro status não pode ser editado.
Ao editar um produto neste status o sistema automáticamente envia as alterações para a olist, sem necessidade de nenhuma ação manual.
Quando uma alteração de estoque ocorre, o sistema automáticamente envia esta informação para a Olist dentro dos minutos seguintes a alteração.
Porem, você pode forçar um sincronia de estoque, para isto:
Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos”
Clique em um produto já sincronizado com a Olist
Observações importantes:
Apenas produtos com status “approved” podem ter o estoque sincronizado
Quando um produto é aprovado pela Olist, o sistema automáticamente envia uma atualização de estoque inicial
Você pode também sincronizar o estoque de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:
Clique em “Módulos -> Olist”
Clique em “Sincronizar Produtos / Estoque”
Clique em “Iniciar”
Quando uma alteração de preço ocorre, o sistema automáticamente envia esta informação para a Olist dentro dos minutos seguintes a alteração.
Porem, você pode forçar um sincronia de preço, para isto:
Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos”
Clique em um produto já sincronizado com a Olist
Observações importantes:
Apenas produtos com status “approved” podem ter o preço sincronizado
Quando um produto é aprovado pela Olist, o sistema automáticamente envia uma atualização de preço inicial
Caso o produto tenha “Preço promocional”, este não pode ser menor que 50% do “Preço Normal” do produto
Você pode também sincronizar o preço de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:
Clique em “Módulos -> Olist”
Clique em “Sincronizar Produtos / Preço”
Clique em “Iniciar”
Para a integração cada variação é entendida como um “produto” que a Olist agrupa automáticamente.
Com isto, cada variação precisa possuir um EAN ÚNICO, não pode existir duas variações com o mesmo EAN na loja:
Quando um produto com variação é sincronizado, o sistema exibe cada variação separadamente, permitindo assim que cada variação seja tratada de forma individual:
Como visualizar todos os produtos integrados com a Olist?
Clique em “Modulos -> Olist”
Clique em “Consultar Produtos”
Como visualizo o produto na Olist?
Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos”
Clique em um dos produtos
Não tenho EAN dos meus produtos, o que fazer?
A Olist requer um EAN para o produto, caso você não tenha, pode utilizar o GTIN (Preenhido no campo de EAN)
Caso não tenha nem o EAN e nem o GTIN não será possivel integrar com a Olist
Enviei meu produto para a Olist, quando tempo fica em moderação?
Não existe um tempo exato, mas normalmente em até 3 dias a olist retorna uma aprovação ou rejeição
Caso o produto tenha sido rejeitado, você fez a correção e o produto voltou para moderação, a nova análise ocorrre mais rapidmente, normalemente no mesmo dia
Meu produto esta em moderação mas quero mudar uma informação, é possível?
Não, apeans produtos nos status “created” e “rejected” podem ser editados
Meu produto foi Rejeitado, o que fazer?
Nos detalhes dos produtos, consulte a area “Olist” para identificar a causa da rejeição:
Edite o produto fazendo as respectivas correções
Aguarde a nova revisão da Olist
Acesse o link abaixo para obter maiores detalhes sobre o EAN: https://blog.olist.com/ean-e-codigo-de-barras-o-que-e-e-como-utilizar-para-que-serve/
A Olist possui varios artigos uteis sobre seu funcionamento:
https://blog.olist.com/conteudos/artigos/
Caso ainda tenha duvidas nos envie um chamado em:
http://projetos.web4business.com.br/
Você pode também abrir um chamado na Olist, através do link abaixo:
https://jira-olist.atlassian.net/servicedesk/customer/user/requests
No campo “Olist - Sincronizar Produto?” marque “Sim”:
No campo “Olist” clique em “Cadastrar”:
Caso algum problema aconteça,será exibido “FALHA” na coluna “Status”, e na coluna “Mensagem” será exibido a causa das falhas:
Caso tenha sucesso, será exibido “SUCESSO” na coluna “Status” e a olist ira iniciar a moderação do produto:
Clique em “Sincronizar Produtos”:
Na janela aberta, clique em “Iniciar”
Ao clicar neste botão, a sincronia será iniciada em todos os itens, esta rotina pode levar um tempo consideravel dependendo da quantidade de produtos que serão sincronizados
Após a finalização da rotina, será exibido o status de cada produto sincronizado, indicando os possiveis erros encontrados
Clique em “Sincronizar Estoque”:
Clique em “Sincronizar Preço”:
No espaço da Olist, clique no ID exibido na coluna “Código Olist”: