Catálogo de Produto

Criando Feed

A comunicação com o Facebook é feita através de um Feed, que seria um arquivo contendo todos os produtos da loja.

Antes de configurarmos o Feed no Facebook, é necessário criar o Feed dentro do painel da Loja.

Para isto, clique em "WebService -> Exportar Produtos".

Clique em "Cadastrar"

No cadastro do feed preencha os campos abaixo:

  • Nome: Produtos (Você pode inserir qualquer nome, para identificar seu Feed)

  • Modelo: Facebook

No final da janela clique em "Cadastrar"

Neste momento seu feed já esta criado porem ainda esta vazio, sem produtos, para inserir os produtos no feed é necessário seguir a próxima etapa.

Atualizando Produtos no Feed

Logo após o cadastro do feed e necessário atualizar os produtos dentro do feed.

Para isto, clique em "WebService -> Exportar Produtos".

Na listagem de feed, clique em "Gerar" no feed recém criado:

Na janela aberta, clique em "Iniciar" e aguarde o comando finalizar:

Após o comando finalizar, será exibido o texto "Finalizado!":

Copie o link do seu feed (exibido na linha cinza desta janela), iremos utilizar ele nas próximas etapas:

Configurando o Feed no Facebook Shopping

Agora que temos um feed com todos os produtos, precisamos configurar o facebook para "puxar" este produtos de nosso feed.

Em sua conta Facebook Business, clique em "Fontes de Dados -> Catálogos":

Na janela aberta, clique em "Adicionar":

Após, clique em "Criar um novo Catálogo":

Na janela aberta, preencha um nome para o Feed (Exemplo: Produtos), no campo "Tipo" mantenha selecionado "Produtos":

Clique em "Criar Catálogo":

Será exibido uma janela de permissões, clique em "Cancelar":

Após isto, será exibido uma janela para que indiquemos qual o "PIXEL" será conectado ao Catálogo.

Selecione o "Pixel" que criamos anteriormente, clicando em "Conexão":

Após conectar o Pixel, clique em "Salvar":

Será exibido uma mensagem confirmando que o Catálogo foi criado com sucesso:

Clique em "Abrir no Gerenciador de Comércio":

Será aberto o "Gerenciador de Comércio", clique em "Catálogo -> Fontes de Dados":

Na janela aberta, clique em "Data Feed" e após em "Avançar":

Em seguida, clique em "Sim" no campo "Tudo pronto para carregar a planilha ou o arquivo?" e clique em "Avançar":

Em seguida, clique em "Usar uma URL":

No campo "Insira a URL onde seu arquivo está hospedado" preencha com a Url do Feed que riamos no começo deste tutorial:

Nos campos de "Nome de usuário" e "Senha" mantenha vazios, e após, clique em "Avançar":

Na janela aberta, selecione "Diariamente" e no campo "às" selecione "01:00 AM", e após, clique em "Avançar":

Será aberto uma janela de confirmação, nesta janela, em "Moeda padrão", clique no lápis para editar:

Selecione "BRL - Real Brasileiro" e clique em "Salvar":

Agora clique em "Avançar":

Para finalizar, clique em "Carregar"

Logo após o cadastro do feed, será iniciado o primeiro carregamento dos produtos:

Pode levar alguns minutos até o feed ser carregado totalmente e algumas horas até o facebook processar a analisar os produtos.

Após a finalização da primeira sincronia (entre o facebook e sua loja) será exibido a quantidade de produtos importados:

Caso seja exibido alguns alertas, não é necessário se preocupar, o facebook ira validar alguns campos que podem gerar alertas, mas que não impedem o feed de ser utilizado.

Consultando Produtos

Após as etapas acima, você já pode consultar os produtos que o facebook importou.

Clique em "Catálogo -> Itens" no menu da esquerda:

Se o facebook já tiver finalizar a importação os produtos serão exibidos (Pode levar algumas horas para os produtos serem exibidos após a primeira sincronia):

Pronto! Agora os produtos já estão disponíveis no facebok para configurar suas campanhas.

Resolvendo Problemas Comuns

O Facebook é bem exigente quanto a qualidade dos dados fornecidos, com isto, existem alguns alertas que precisam ser corrigidos e alguns que são opcionais.

Adicione uma Categoria de Produtos do Google válida nesses campos: google_product_category

Este é apenas um ALERTA, não é obrigatório, porem, ajuda o Facebook a identificar melhor seu produto. Para isto, siga o tutorial abaixo na seção "Configurando os Departamentos":

pageGoogle Shopping (Merchant Center)

A imagem é muito pequena

As imagens dos produtos precisam possui mais de de 600x600, nestes casos, é necessário enviar imagens maiores.

O facebook requer que os produtos tenham no mínimo duas imagens para melhor visualização.

As informações nesses campos devem ter no máximo 65 caracteres ou menos: title

Os títulos dos produtos não devem exceder 65 caracteres, neste caso, é necessário editar o nome dos produtos para nomes menores.

As informações nesses campos devem ter no mínimo 30 caracteres ou mais: description

A descrição dos produtos precisam ter no mínimo 30 caracteres, é necessário editar os produtos e preencher uma descrição maior.

Os campos fornecidos estão bloqueados

Este é um BLOQUEIO, indica que no produto existem informações não permitidas pelo Facebook.

É necessário revisar o texto do anúncio removendo links externos ou palavras proibidas pelo facebook.

Podes obter maiores detalhes das regras do facebook em:

Last updated