Produtos

Considerações Iniciais

A ViaVarejo possui algumas regras que precisam ser seguidas para que a integração tenha sucesso

EAN

É altamente recomedavel que os produtos tenham um EAN, caso for utilizado, este EAN precisa ser ÚNICO entre os produtos e variações (Ou seja, não pode existir dois produtos com o mesmo EAN e nem duas variações com o mesmo EAN)

O cadastro é feito em (Para produtos com variação):

Dimensões

O produto deve possuir dimensões e peso cadastrados e deve ter um dimensões mínimas:

  • Comprimento: 15 cm

  • Largura: 11 cm

  • Altura: 2 cm

Outros Dados

  • O produto deve possuir uma Marca

  • O produto deve possuir ao menos uma foto

  • O produto deve possuir descrição

Preço Promocional

Caso seja utilizado “Preço Promocional” este NÃO pode ser menor que 50% do “Preço Normal”

Variações (Cores/Tamanhos)

As variações precisam seguir a tabela de variações aceitas pela ViaVarejo, para consultar as variações aceitas, clique em "Produtos -> Departamentos -> ViaVarejo -> Variações":

Caso seja utilizado alguma variação que a ViaVarejo não aceita a sincronia seja rejeitada com um erro similar ao erro abaixo:

A uda 'Tamanho' de id '10939' é obrigatória e não foi informada.

Enviando um produto para a ViaVarejo

Após um produto ser cadastrado ele não é enviado automaticamente para a ViaVarejo, para isto, siga os passos abaixo

Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos

Clique no produto que você deseja enviar para a ViaVarejo

No campo “ViaVarejo” clique em “Cadastrar”:

Caso algum problema aconteça,será exibido “FALHA” na coluna “Status”, e na coluna “Mensagem” será exibido a causa das falhas:

Neste caso, é necessário editar o produto, fazendo as respectivas correções, e voltar a sincronizar

Caso tenha sucesso, será exibido “SUCESSO” na coluna “Status” e a viavarejo ira iniciar a moderação do produto:

Este "Sucesso" indica que o produto foi enviado para aprovação da ViaVarejo, que pode APROVAR ou REJEITAR o produto.

Enviando todos os produtos, dos departamentos liberados, para a Viavarejo

Este recurso permite que você sincronize todos os produtos que estão nos departamentos onde a integração foi ativada.

Para isto, siga os passos abaixo:

Clique em “Módulos -> ViaVarejo" e clique em "Sincronizar Produtos":

Clique em "Iniciar":

Entendendo os Status dos Produtos

Após um produto ser enviado para a ViaVarejo ele entra no status “Moderação”, neste status a ViaVarejo verifica se o produto possui algum problema:

Você pode consultar o status de um produto em “Produtos -> Listagem de Produtos -> Clique em um Produto”, no final da página, na área “ViaVarejo” será exibido os detalhes da integração, indicando o status de cada variação:

Na coluna "Status" podem ser exibidos alguns status diferentes:

  • Aguardando Processamento: O produto esta sendo validado pela ViaVarejo, normalmente em até 24 horas é indicado uma resposta da validação

  • Válido: Quando o produto entra neste status indica que a ViaVarejo aprovou o produto, porem, identificou que pode existe outro produto (No Marketplace) com dados semelhantes, é necessário executar uma ação especial, CLIQUE AQUI e consulte a documentação especial sobre este item

  • Inválido: Indica que existem erros nos dados dos produtos, é necessário verificar os erros e executar as correções

  • Ficha Integrada: Este é o Status FINAL, indica que tudo foi aprovado e esta sendo enviado aos Marketplace

É importante observar que apenas produtos com status “INVALIDO” podem ser editados, em qualquer outra status apenas o Preço/Estoque podem ser editados.

Caso a ViaVarejo rejeite o produto, será indicado a causa da rejeição:

Quando o produto é rejeitado é necessário editar o produto e fazer as respectivas correções, ao fazer as correções e salvar o produto o sistema automaticamente ira reenviar o produto para a Viavarejo que o colocara em “Moderação” novamente.

Depois da ViaVarejo aprovar o produto, este ira entrar no status “FICHA_INTEGRADA” ou no status "VALIDO" (Para o status VALIDO, CLIQUE AQUI para obter maiores detalhes):

Depois deste momento não é mais possível editar o produto, caso seja necessário uma nova edição, será necessário abrir um chamado na ViaVarejo solicitando a edição, através do Link:

Observe que após o produto ser aprovado o sistema exibe o link do produtos nos marketplaces:

As sincronias de status ocorrem em alguns minutos, porem pode levar algumas horas para exibir se a ViaVarejo aprovou ou reprovou o produto

Quando o produto é "Aprovado" (Entra no status "FICHA_INTEGRADA) o sistema executa uma sincronia inicial de estoque e preço automaticamente

NÃO IGNORE o status "VALIDO", se nada for feito neste status, a viavarejo ira automaticamente considerar como sendo um produto NOVO após 15 dias

Editando produtos já enviados para a ViaVarejo

Caso você ja tenha enviado um produto para a ViaVarejo este pode ser sincronizado APENAS caso esteja nos status “INVALIDO”, qualquer outro status não pode ser editado.

Ao editar um produto neste status o sistema automaticamente envia as alterações para a ViaVarejo, sem necessidade de nenhuma ação manual.

Sincronizando estoque de um produto

Quando uma alteração de estoque ocorre, o sistema automaticamente envia esta informação para a ViaVarejo dentro dos minutos seguintes a alteração.

Porem, você pode forçar um sincronia de estoque

Para isto, Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos” e clique em um produto já sincronizado com a ViaVarejo

Clique em "Sincronizar Estoque":

Uma janela será aberta confirmando a sincronia de todas as variações:

Apenas produtos aprovados pela ViaVarejo podem ser sincronizados

Sincronizando estoque de todos os produtos

Você pode também sincronizar o estoque de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:

Clique em “Módulos -> ViaVarejo” e clique em "Sincronizar Produtos / Estoque”:

Na janela exibida clique em "Iniciar":

Esta sincronia pode levar um tempo considerável, aguarde até ser exibido a conclusão da sincronia:

Sincronizando preço de um produto

Quando uma alteração de preço ocorre, o sistema automaticamente envia esta informação para a ViaVarejo dentro dos minutos seguintes a alteração.

Porem, você pode forçar um sincronia de preço

Para isto, Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos” e clique em um produto já sincronizado com a ViaVarejo

Clique em "Sincronizar Preço":

Uma janela será aberta confirmando a sincronia de todas as variações:

Apenas produtos aprovados pela ViaVarejo podem ser sincronizados

Sincronizando preço de todos os produtos

Você pode também sincronizar o preço de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:

Clique em “Módulos -> ViaVarejo” e clique em "Sincronizar Produtos / Preço”:

Na janela exibida clique em "Iniciar":

Esta sincronia pode levar um tempo considerável, aguarde até ser exibido a conclusão da sincronia:

Variações

Para a integração cada variação é entendida como um “produto” que a ViaVarejo agrupa automaticamente.

Caso você utilize EAN, cada variação precisa possuir um EAN ÚNICO, não pode existir duas variações com o mesmo EAN na loja:

Quando um produto com variação é sincronizado, o sistema exibe cada variação separadamente, permitindo assim que cada variação seja tratada de forma individual:

Dúvidas Frequentes

Como visualizar todos os produtos integrados com a ViaVarejo?

Clique em “Modulos -> ViaVareo" e clique em "Consultar Produtos":

Não tenho EAN dos meus produtos, o que fazer?

Não tem problema, a ViaVarejo não obriga a utilização do EAN, porem é altamente recomendável seu uso

Enviei meu produto para a ViaVarejo, quando tempo fica em moderação?

Não existe um tempo exato, mas normalmente em até 3 dias a ViaVarejo retorna uma aprovação ou rejeição

Caso o produto tenha sido rejeitado, você fez a correção e o produto voltou para moderação, onde o prazo para moderação é reiniciado

Meu produto esta em moderação mas quero mudar uma informação, é possível?

Não, apenas produtos nos status “INVALIDO” podem ser editados

Meu produto foi Rejeitado, o que fazer?

Nos detalhes dos produtos, consulte a área “ViaVarejo” para identificar a causa da rejeição

Edite o produto fazendo as respectivas correções

Aguarde a nova revisão da ViaVarejo

Esta sendo exibido o erro "A uda 'Tamanho' de id '10939' é obrigatória e não foi informada."

Este erro indica que você esta utilizando uma variação não permitida pela Cnova ou que não foi inserido variação requerida pela Cnova.

Clique em "Produtos -> Departamentos" e clique em "Variaões" na coluna "ViaVarejo" para consultar as variações permitidas

Como verifico todos os produtos que requerem atenção?

Clique em "Módulos -> ViaVarejo -> Consultar Produtos com Alertas", na listagem, será exibido todos os produtos que precisam de uma atenção

Esta sendo um exibido de Marca proibida

A ViaVarejo possui uma lista de marcas não permitidas, acesse o link abaixo para obter maiores detalhes:

EAN, o que é?

Acesse o link abaixo para obter maiores detalhes sobre o EAN:

Ainda tem dúvidas?

Caso ainda tenha duvidas nos envie um chamado em:

Consulte também os tutoriais da ViaVarejo:

Last updated