Produtos
Last updated
Last updated
A ViaVarejo possui algumas regras que precisam ser seguidas para que a integração tenha sucesso
É altamente recomedavel que os produtos tenham um EAN, caso for utilizado, este EAN precisa ser ÚNICO entre os produtos e variações (Ou seja, não pode existir dois produtos com o mesmo EAN e nem duas variações com o mesmo EAN)
O cadastro é feito em (Para produtos sem variação):
O cadastro é feito em (Para produtos com variação):
O produto deve possuir dimensões e peso cadastrados e deve ter um dimensões mínimas:
Comprimento: 15 cm
Largura: 11 cm
Altura: 2 cm
O produto deve possuir uma Marca
O produto deve possuir ao menos uma foto
O produto deve possuir descrição
Caso seja utilizado “Preço Promocional” este NÃO pode ser menor que 50% do “Preço Normal”
Variações (Cores/Tamanhos)
As variações precisam seguir a tabela de variações aceitas pela ViaVarejo, para consultar as variações aceitas, clique em "Produtos -> Departamentos -> ViaVarejo -> Variações":
Caso seja utilizado alguma variação que a ViaVarejo não aceita a sincronia seja rejeitada com um erro similar ao erro abaixo:
A uda 'Tamanho' de id '10939' é obrigatória e não foi informada.
Após um produto ser cadastrado ele não é enviado automaticamente para a ViaVarejo, para isto, siga os passos abaixo
Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos”
Clique no produto que você deseja enviar para a ViaVarejo
No campo “ViaVarejo” clique em “Cadastrar”:
Caso algum problema aconteça,será exibido “FALHA” na coluna “Status”, e na coluna “Mensagem” será exibido a causa das falhas:
Neste caso, é necessário editar o produto, fazendo as respectivas correções, e voltar a sincronizar
Caso tenha sucesso, será exibido “SUCESSO” na coluna “Status” e a viavarejo ira iniciar a moderação do produto:
Este "Sucesso" indica que o produto foi enviado para aprovação da ViaVarejo, que pode APROVAR ou REJEITAR o produto.
Este recurso permite que você sincronize todos os produtos que estão nos departamentos onde a integração foi ativada.
Para isto, siga os passos abaixo:
Clique em “Módulos -> ViaVarejo" e clique em "Sincronizar Produtos":
Clique em "Iniciar":
Após um produto ser enviado para a ViaVarejo ele entra no status “Moderação”, neste status a ViaVarejo verifica se o produto possui algum problema:
Você pode consultar o status de um produto em “Produtos -> Listagem de Produtos -> Clique em um Produto”, no final da página, na área “ViaVarejo” será exibido os detalhes da integração, indicando o status de cada variação:
Na coluna "Status" podem ser exibidos alguns status diferentes:
Aguardando Processamento: O produto esta sendo validado pela ViaVarejo, normalmente em até 24 horas é indicado uma resposta da validação
Válido: Quando o produto entra neste status indica que a ViaVarejo aprovou o produto, porem, identificou que pode existe outro produto (No Marketplace) com dados semelhantes, é necessário executar uma ação especial, CLIQUE AQUI e consulte a documentação especial sobre este item
Inválido: Indica que existem erros nos dados dos produtos, é necessário verificar os erros e executar as correções
Ficha Integrada: Este é o Status FINAL, indica que tudo foi aprovado e esta sendo enviado aos Marketplace
É importante observar que apenas produtos com status “INVALIDO” podem ser editados, em qualquer outra status apenas o Preço/Estoque podem ser editados.
Caso a ViaVarejo rejeite o produto, será indicado a causa da rejeição:
Quando o produto é rejeitado é necessário editar o produto e fazer as respectivas correções, ao fazer as correções e salvar o produto o sistema automaticamente ira reenviar o produto para a Viavarejo que o colocara em “Moderação” novamente.
Depois da ViaVarejo aprovar o produto, este ira entrar no status “FICHA_INTEGRADA” ou no status "VALIDO" (Para o status VALIDO, CLIQUE AQUI para obter maiores detalhes):
Depois deste momento não é mais possível editar o produto, caso seja necessário uma nova edição, será necessário abrir um chamado na ViaVarejo solicitando a edição, através do Link:
Observe que após o produto ser aprovado o sistema exibe o link do produtos nos marketplaces:
As sincronias de status ocorrem em alguns minutos, porem pode levar algumas horas para exibir se a ViaVarejo aprovou ou reprovou o produto
Quando o produto é "Aprovado" (Entra no status "FICHA_INTEGRADA) o sistema executa uma sincronia inicial de estoque e preço automaticamente
NÃO IGNORE o status "VALIDO", se nada for feito neste status, a viavarejo ira automaticamente considerar como sendo um produto NOVO após 15 dias
Caso você ja tenha enviado um produto para a ViaVarejo este pode ser sincronizado APENAS caso esteja nos status “INVALIDO”, qualquer outro status não pode ser editado.
Ao editar um produto neste status o sistema automaticamente envia as alterações para a ViaVarejo, sem necessidade de nenhuma ação manual.
Quando uma alteração de estoque ocorre, o sistema automaticamente envia esta informação para a ViaVarejo dentro dos minutos seguintes a alteração.
Porem, você pode forçar um sincronia de estoque
Para isto, Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos” e clique em um produto já sincronizado com a ViaVarejo
Clique em "Sincronizar Estoque":
Uma janela será aberta confirmando a sincronia de todas as variações:
Apenas produtos aprovados pela ViaVarejo podem ser sincronizados
Você pode também sincronizar o estoque de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:
Clique em “Módulos -> ViaVarejo” e clique em "Sincronizar Produtos / Estoque”:
Na janela exibida clique em "Iniciar":
Esta sincronia pode levar um tempo considerável, aguarde até ser exibido a conclusão da sincronia:
Quando uma alteração de preço ocorre, o sistema automaticamente envia esta informação para a ViaVarejo dentro dos minutos seguintes a alteração.
Porem, você pode forçar um sincronia de preço
Para isto, Clique em “Produtos -> Listagem de Produtos” e clique em um produto já sincronizado com a ViaVarejo
Clique em "Sincronizar Preço":
Uma janela será aberta confirmando a sincronia de todas as variações:
Apenas produtos aprovados pela ViaVarejo podem ser sincronizados
Você pode também sincronizar o preço de todos os produtos da loja, para isto, siga as etapas abaixo:
Clique em “Módulos -> ViaVarejo” e clique em "Sincronizar Produtos / Preço”:
Na janela exibida clique em "Iniciar":
Esta sincronia pode levar um tempo considerável, aguarde até ser exibido a conclusão da sincronia:
Para a integração cada variação é entendida como um “produto” que a ViaVarejo agrupa automaticamente.
Caso você utilize EAN, cada variação precisa possuir um EAN ÚNICO, não pode existir duas variações com o mesmo EAN na loja:
Quando um produto com variação é sincronizado, o sistema exibe cada variação separadamente, permitindo assim que cada variação seja tratada de forma individual:
Clique em “Modulos -> ViaVareo" e clique em "Consultar Produtos":
Não tem problema, a ViaVarejo não obriga a utilização do EAN, porem é altamente recomendável seu uso
Não existe um tempo exato, mas normalmente em até 3 dias a ViaVarejo retorna uma aprovação ou rejeição
Caso o produto tenha sido rejeitado, você fez a correção e o produto voltou para moderação, onde o prazo para moderação é reiniciado
Não, apenas produtos nos status “INVALIDO” podem ser editados
Nos detalhes dos produtos, consulte a área “ViaVarejo” para identificar a causa da rejeição
Edite o produto fazendo as respectivas correções
Aguarde a nova revisão da ViaVarejo
Este erro indica que você esta utilizando uma variação não permitida pela Cnova ou que não foi inserido variação requerida pela Cnova.
Clique em "Produtos -> Departamentos" e clique em "Variaões" na coluna "ViaVarejo" para consultar as variações permitidas
Clique em "Módulos -> ViaVarejo -> Consultar Produtos com Alertas", na listagem, será exibido todos os produtos que precisam de uma atenção
A ViaVarejo possui uma lista de marcas não permitidas, acesse o link abaixo para obter maiores detalhes:
Acesse o link abaixo para obter maiores detalhes sobre o EAN:
Ao clicar neste botão, a sincronia será iniciada em todos os itens, esta rotina pode levar um tempo considerável dependendo da quantidade de produtos que serão sincronizados
Após a finalização da rotina, será exibido o status de cada produto sincronizado, indicando os possíveis erros encontrados